quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dicas



1 - Copo para coquetéis
2 - Copo para vinho branco
3 - Copo para champanhe
4 - Copo para vinho tinto
5 - Flûte
6 - Copo para long drinks
7 - Copo para short drinks



- Use sempre copos resfriados; se não tiver lugar no refrigerador, esfrie-os com gelo, de preferência moído, antes de começar a preparar o drinque.

- Para crustar um copo, passe limão, lima ou laranja nas beiradas, para segurar melhor o açúcar.

- Use sempre cubos de gelo no preparo dos long drinks Yom Collins, Gin Fizz, On The Rocks, Old Fashioned etc.

- Para drinques especiais feitos à base de licor de menta ou Cointreau e nos frappés, use sempre gelo moído.

- O açúcar, quando usado em bebidas frias, não dissolve completamente ; por isso, muitos barmen usam uma calda feita com açúcar (sem queimar), para adoçar Os drinques (1/4 de litro de água para 1 kg de açúcar). Assim obtêm um xarope incolor, evitando que sobrem restos de açúcar nos copos.

- Para misturar as bebidas, no copo ou na coqueteleira, não deixe passar mais de 10 segundos, para que os drinques não fiquem aguados.

- O coador e um instrumento importante para o harman.

- Use sempre os copos apropriados a cada tipo de drinque.

- Se quiser coquetéis mais claros ou que contenham gás, use apenas o copo misturador (exernplo: Martinis, Manhattans ou coquetéis de champanhe).

- Os coquetéis com frutas c sucos são sempre batidos na coqueteleira (shaker). Sernpre que possível, use sucos c frutas frescas.

- Os enfeites e decorações dos coquetéis devem sempre respeitar os padrões clássicos. Os americanos, por exemplo porem urna cereja no whisky sour, é a diferença entre um Gibson e um Dry Martini é que, no primeiro, se usa urna cebolinha curtida e, no outro, urna azeitona ou casquinha de limão.

- As bebidas de qualidade inferior prejudicam a preparação de um bom coquetel. O bom gim, por exemplo, e a base para o preparo do Dry Martini. O mesmo se aplica em relação ao rum, whisky, vermute etc.

- Com o aumento dos impostos, a crise de importação e a falsificação de bebidas, muitos consumidores estão optando por produtos nacionais. Corno o mais importante e saborear urna boa bebida, é preciso usar a criatividade e encontrar novas for­mas de preparar drinques, com bebidas de boa qualidade, nacionais ou estrangeiras, que hoje são consumidas em todo o mundo.

- Cuide sempre de manter as medidas certas na preparação de seus drinques Não e preciso dizer que, dependendo do numero de pessoas, basta adaptar as quantidades, obedecendo as proporções indicadas em cada drinque.

Nenhum comentário: